Centro de Memória, Arquivo e Cultura - CMAC

 

Criado em 21 de outubro de 2004, com o objetivo de preservar a memória da Justiça do Trabalho da 15ª Região e garantir o acesso aos documentos produzidos pelo Tribunal, o CMAC conta com um acervo de mais de 100 mil processos históricos e disponibiliza esta extensa gama de documentos para pesquisa, consulta e fins probatórios. Constitui-se, portanto, em instrumento de apoio à administração, à cultura e à memória em prol da sociedade.

Com as novas instalações inauguradas em 20 de fevereiro de 2018, o Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região integra o roteiro cultural da cidade de Campinas. A atual concepção das mostras contemplou elementos que transmitem a evolução histórica do direito do trabalho de forma completa, minuciosa e compreensível a todos, para que o visitante seja cativado pelo que representa a Justiça do Trabalho em nosso estado e em nosso país.

 

 

Nosso primeiro eixo norteador é a evolução da história do trabalho, que aborda as relações laborais desde o trabalho escravo, passando pela revolução industrial e pelo momento de conquista de direitos sociais.

 

Em seguida, é retratada a história da Justiça do Trabalho e do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, com informações sobre suas circunscrições, seleção de fotos de eventos e acontecimentos que representam a história do Regional (de 1986 a 2017), linha do tempo e o projeto História Oral, desenvolvido com o propósito de resgatar relatos, experiências e narrativas, sob a ótica do reconhecimento da memória judiciária, com base em depoimentos de Magistrados, e num segundo momento, de servidores, advogados, membros do Ministério Público e cidadãos jurisdicionados.

A última sala apresenta o projeto Painel da Memória, iniciativa que contou com a colaboração de servidores e Magistrados do TRT 15 e transformou nosso espaço em um ambiente vivo, expressivo, colaborativo e de construção coletiva. Por fim, temos uma exposição com o tema "o trabalho retratado pela arte", com obras de artistas de renome, e vídeos que tratam de temas atuais e projetos inovadores e premiados do Tribunal.

 

Localização:

CMAC - Centro de Memória, Arquivo e Cultura
Avenida Francisco Glicério, 860 - 4º andar, Centro - Campinas/SP
Segunda a Sexta, das 12h às 18h.
CONTATO: cmac@trt15.jus.br

 

 

 

Visualizar  CMAC  em um mapa maior